terça-feira, 16 de julho de 2013

Donnie Darko.

28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. É quando o mundo acabará...Com este diálogo, começa a aventura de Donnie Darko, rumo ao desconhecido, rumo ao seu destino.

Final de 1988. Donnie Darko (Jake Gillenhaal) é um jovem extremamente inteligente, porém insociável. Ele sofre de sonambulismo e, por isso, toma remédios para controlar seu estado, indicados por sua psiquiatra. Donnie não segue o tratamento e passa a ter visões de um coelho gigante, chamado Frank, que após salvar sua vida, lhe diz que o mundo acabará. Com isso, Frank incita-o a fazer coisas aparentemente sem sentido, mas tudo tem um motivo...
cinemadan.com

Em paralelo a tentativa de Donnie de descobrir o motivo de estar tendo estas visões, há a tensão familiar devido seu estado mental, pois ele demonstra alguns traços de esquizofrenia. 

Donnie está envolto, em sua escola, por uma série de personagens com características bem distintas. O jovem casal de professores liberais Karen Pomeroy (Drew Barrymore) e Kenneth Monnitoff (Noah Wyle), que são carismáticos e se afeiçoam aos seus alunos. Jim Cunningham (Patrick Swayze) um homem dissimulado que prega um programa de mudança de comportamento. Kitty Farmer (Beth Grant) uma professora intransigente e extremamente conservadora, entre outros.

Em sua busca pela verdade, Donnie se vê envolvido com uma velha eremita, teorias de viagem no tempo e com uma garota de sua escola, a bela Gretchen Ross, que o ajudará em sua busca por respostas.
intratecal.wordpress.com
Donnie Darko foi lançado em 2001 e conta com um elenco de estrelas. Drew Barrymore (que além de atuar, produziu o filme), Jake e Maggie Gyllenhaal, Patrick Swayze, Noah Wyle, entre outros, atuam neste aclamado clássico cult. O filme foi escrito e dirigido por Richard Kelly, que apesar de ser um estreante no mercado cinematográfico, escreveu-o e dirigiu-o de um modo fantástico e magnífico.

Além dos atores mais aclamados citados, há os atores estreantes, que posteriormente viriam a fazer sucesso, seja no cinema, seja na música. São eles:
 
- Seth Rogen: Ator canadense que atua em filmes de fantasia e comédia como As Crônicas de Spiderwick, Ligeiramente Grávidos, O Virgem de 40 Anos, Superbad, entre outros.

- Daveigh Chase: Atriz americana. Daveigh interpretou a inofensiva Samantha, irmã de Donnie Darko, e 1 ano depois, interpretou a tão temida Samara de O Chamado.

- Alex Greenwald: Ator, modelo e músico americano. Fez sucesso posteriormente, com a banda Phantom Planet, cujo maior sucesso é a canção California, música usada como tema da série adolescente The O.C.

A trilha sonora, sabiamente escolhida para o filme, contribui para que fiquemos imersos neste clima nostálgico. Canções como The Killing Moon do Echo and The Bunnymen (Lembra do coelho do filme?Coincidência?), Notorious do Duran Duran e Love Will Tears Us Apart do Joy Division, entre outras, nos transportam, mentalmente, para os anos 80.

Sem mais palavras, é um ótimo filme. Não é grandioso, mas quem diz que um bom filme tem que ser? Seu conteúdo é original, é obscuro. Mesmo não estando em evidência, recomendo que assistam a este clássico...

Beijos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário